terça-feira, 17 de abril de 2012

Arte Urbana: Grafite


O termoGrafite” é italiano e quer dizer "inscrição feita em paredes". Há vestígio desta manifestação popular desde o Império Romano. Mas o grafite que conhecemos atualmente surgiu na década de 1970 nos Estados Unidos como uma reação natural de descoberta de novas formas de arte.

Por ser uma forma de arte livre, que não precisa de conhecimentos técnicos para ser executado, o Grafite ganhou espaço entre os jovens como forma de expressar seus desejos e suas angústias, sendo assim, uma linha direta para a difusão mensagens de cunho social e político.

É uma arte sem preconceitos de classe social ou idade, mas que alguns ainda consideram como poluição visual ou vandalismo, confundindo a arte do Grafite com pichação. Vale lembrar que o grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores do mundo por sua qualidade plástica e criatividade.

O Movimento Hip Hop, que também surge nos EUA na década de 70 entre as comunidades afro-americanas, tem no Grafite um dos seus pilares. Os dois, Grafite e Hip Hop, tem como propósito refletir a realidade das ruas, expressando a opressão sofrida pelas classes menos favorecidas.


A dupla formada pelos grafiteiros Gustavo e Otávio Pandolfo, gêmeos idênticos, é o hoje uma das maiores referências do grafite brasileiro. Os gêmeos começaram sua carreira em São Paulo e ganharam o mundo, conquistando espaço para a sua “arte de rua” em museus e centros de arte respeitados mundialmente





ATIVIDADE 8º ANO:






Um comentário:

  1. Procura-se Grafiteros

    Procuramos grafiteros em Rio das Ostras, que residam na cidade para a realização de um evento onde haverá premiação para os melhores grafites.
    Interessados, enviar nome, telefone e email para : juniorgrafitero@gmail.com

    ResponderExcluir