quarta-feira, 18 de abril de 2012

Andy Warhol e a Pop Art


A Pop Art não foi um movimento artístico coerente, pois cada artista tinha seu projeto e trajetória. Andy Warhol, um dos artistas centrais da Pop Art nos Estados Unidos, procurou eliminar de suas obras os valores e técnicas tradicionais. Em seu estúdio em Nova York ele se propôs a produzir imagens por meio de processos impessoais, como a serigrafia. 

Através da serigrafia, Warhol representou a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como as garrafas de Coca-Cola e as latas de sopa Campbell. Aliás, a série de latas de sopa Campbell, que foi produzida por Warhol em 1962, é um das suas obras mais conhecidas do artista.
                                

Como muitos outros artistas desta corrente, Andy Warhol criou obras passíveis de serem interpretadas como críticas à moderna sociedade de consumo. Ao retratar ídolos da música popular e do cinema, como Michael Jackson, Elvis Presley, Elizabeth Taylor, Marlon Brando e Marilyn Monroe, Warhol chamava a atenção para a distinção artificial dos críticos entre "cultura de elite" e cultura "de massas" e a sofisticação elitista do "bom gosto" tradicional. 
                                                  
A Pop Art foi um movimento artístico surgido no começo da década de 1960 no Reino Unido e nos Estados Unidos. O nome desta escola estético-artística coube ao crítico britânico Lawrence Alloway, para ajudar a definir trabalhos que tiravam seus temas e imagens da cultura popular. Mas apesar de sua ambição de romper a barreira entre a cultura de elite e a cultura de massas, os artistas pop acabaram criando obras para as galerias de arte e para os colecionadores, devido sua singularidade e autenticidade.


ATIVIDADE 9º ANO (TURMA 1902):
Utilizando o programa PhotoFiltre, os alunos editaram a sua fotografia, compondo, ao final, uma imagem com as características das obras de arte de Andy Warhol.





Um comentário:

  1. Professora Talita, adorei esse post. Estou na reta final do Curso de P&P e meu tema central é Pop Art, adoro! Tenho minhas duvidas ainda, mas vou indo que consigo!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir