domingo, 20 de fevereiro de 2011

O Profeta Gentileza



José Datrino, mais conhecido como “Profeta Gentileza” foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que tornou-se conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro.

Nasceu em Cafelândia (SP), em 1917. Por volta dos treze anos de idade, passou a ter premonições sobre sua missão na terra, na qual acreditava que um dia deixaria tudo em prol de sua missão.

Em dezembro de 1961, na cidade de Niterói, após um grande incêndio no circo "Gran Circus Norte-Americano", José acordou alegando ter ouvido "vozes astrais", que segundo suas próprias palavras, o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual.

O Profeta foi imediatamente para o local do incêndio, onde plantou jardim sobre as cinzas do circo em Niterói. Aquela foi sua morada por quatro anos, e lá ensinou às pessoas o real sentido das palavras “Agradecido” e “Gentileza”. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou simplesmente "Profeta Gentileza”.

Após deixar o local do circo, o Profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade carioca, além de várias outras regiões do país. Era visto em ruas, praças, nas barcas, trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho.

Segundo o profeta, sua missão era combater o mal da humanidade – a incompreensão, o ódio e a intolerância. Suas armas eram as palavras ditas e escritas, o sorriso, as flores que distribuía e seu estandarte com palavras de sabedoria.

A partir de 1980, escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju (RJ), de aproximadamente 1,5 km, onde ele encheu as paredes do viaduto com inscrições e sua caligrafia singular em verde-amarelo, propondo sua crítica ao mundo capitalista. O que o levou a escolher este local foi exatamente por reconhecer no terminal rodoviário o portal de entrada para a cidade maravilhosa, além de ser um local de grande fluxo de pessoas pela cidade.

Em maio de 1996, aos 79 anos, faleceu na cidade de Mirandópolis (SP) o Profeta Gentileza, onde se encontra enterrado, no "Cemitério da Paz".

Com o passar dos anos, os murais foram danificados por pichadores e mais tarde cobertos com tinta de cor cinza. Com a ajuda da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, foi organizado em 1999 um projeto chamado “Rio com Gentileza”, com o objetivo restaurar os murais do viaduto. Em maio de 2000, a restauração foi concluída e o patrimônio urbano carioca foi preservado.

Gentileza circulou pela cidade por mais de 40 anos e inaugurou uma forma singular em sua escrita, que seria mais uma de suas marcas. Através da simbologia religiosa, Gentileza cria novos signos ao acrescentar letras às palavras. Ele explica que “Enquanto o amor material se escreve com um R, o AMORRR universal se escreve com três. Um R do Pai, um R do Filho e um R do Espírito Santo”.

Hoje, os escritos de Gentileza se caracterizam como uma das maiores interveções urbanas de arte na cidade do Rio de Janeiro.

 
ATIVIDADE 8º ANOS E PROJETO AUTONOMIA CARIOCA









24 comentários:

  1. Professora Talita
    eu , Wanderson assisti o video e gostei tinha varias frases .

    ResponderExcluir
  2. aqui é jhonnatta, eu gostei bastante das mensagens, o video é bem interesante

    ResponderExcluir
  3. professora gostei do video falou sobre seu dia a dia falando palavras de carinho as pessoas.ass:rogerio

    ResponderExcluir
  4. Professora eu Fernando assisti o video e gostei muito

    ResponderExcluir
  5. E ai profeesora *---* aqui é Laila *--* haha
    Gostey do video...mostrando mesmo como ele fazia as coisas =) so não gostey mt da musica mais td bem! rsrsrsrs e adorei tbm o blog =)

    ResponderExcluir
  6. Professora Talita.
    Eu , karina assisti o video e achei bem interessante , GENTELEZA GERA GENTILEZA !

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. oi professora eu lorrahny assisti o video,mt legal a musica que e um pouco lenta ,mais o video e lindo adorei....bjss

    ResponderExcluir
  9. Olá queridos alunos,
    Que bom que gostaram do vídeo ! Estou adorando os comentários ... rsrsrs
    Bjocasssss

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Eu vi o video e achei bem legal . Lorran turma:1801 n:28

    ResponderExcluir
  13. eu vi em prof blz derick 1801 nº10

    habbo: derick.muller@hotmail.com
    msn:derick.muller@hotmail.com
    facebook:derick.muller@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. OOiie professora Talita vi o video acheem bem legal...
    a musica também ajuda bastante, fala sobre a tinta cinza que passaram por cima da frases...
    estou adorando saber sobre o profeta gentilezaa . beijos

    ResponderExcluir
  15. Professora Talita.
    EU,josé victor achei o video bem interesante.

    ResponderExcluir
  16. Professora Talita.
    achei o vídeo bem interessante gosteý mt *-*
    ass: Beatriz andrade

    ResponderExcluir
  17. oi . prof . aki e o KAUER da 82 .

    Assisti o video achei maneiro . e o Blog mais Show ainda .


    Obs: meu trabalho ta nele ner . rs :D

    ResponderExcluir
  18. assisti professora e interessante,daniel s. da 81

    ResponderExcluir
  19. oi,professora é a carol da 82 eu gostei muito do video eu achei ele muito interessante ele fala sobre a vida dele e sobre o que fizeram com os desenhos dele

    ResponderExcluir
  20. Parabéns meninos e meninas das turmas 1801 e 1802 !

    Mostraram-se bastante interessados pela história de vida do Profeta Gentileza.

    Mas estou sentindo falta de alguns alunos por aqui ...

    Bjusssss

    ResponderExcluir
  21. oii professora , eu vi o video e gostei porque fala como o profeta gentileza levava suas palavras de carinho para as pessoas.
    bjos edlaine

    ResponderExcluir
  22. PROFESSORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    O trabalho de artes,sobre apresentação que a senhora mandou fazer,que poderia passar video,data show e etc...como posso usar o data show ? e o video ? minha apresentação é dia 13/06 segunda-feira,leva pra meu grupo por favor :) e me mandar como poderia usar o data show ?
    repooonde logo :) obrigadaaa by: Laila Neves

    ResponderExcluir