segunda-feira, 26 de julho de 2010

Arte decorativa: Mosaico


Mosaico ou arte musiva, é um embutido de pequenas peças de pedra ou de outros materiais (vidro, mármore, cerâmica ou conchas), em variadas superfícies, formando um determinado desenho.

A palavra "mosaico" tem origem na palavra grega mouseîn, a mesma que deu origem à palavra música; que significa próprio das musas. É uma forma de arte decorativa milenar, que nos remete à época greco-romana, quando teve seu apogeu, e por isso é considerado como uma das primeiras manifestações artísticas do ser humano, assim como a pintura e a escultura.

Além da função arquitetônica e decorativa, o mosaico também é um meio de expressão artística com inúmeras possibilidades de criação. Sua versatilidade permite a exploração de materiais diversos, desde os tradicionais cacos de cerâmica e pastilhas de vidro até os inusitados e não-convencionais, como conchas, botões e sucatas em geral, apresentando resultados estéticos surpreendentes.

Em Portugal, destacam-se os mosaicos das ruínas romanas de Conímbriga, datados do século II d.C. No Brasil o mosaico foi utilizado por vários artistas, dentre eles Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tomie Ohtake.

Também são exemplos de mosaico o calçadão de Copacabana, e algumas gravuras do artista holandês M. C. Escher que tratam do preenchimento do plano. Hoje, entre as principais figuras do mosaico contemporâneo, destacam-se Marcelo de Melo (Brasil), Sonia King (E.U.A) e Emma Biggs (Reino Unido).


ATIVIDADE 7º E 8º ANOS:




Nenhum comentário:

Postar um comentário