domingo, 23 de maio de 2010

A energia da Mandalas


Mandala, em seu sentido mais amplo, significa círculo. Uma representação geométrica e harmoniosa da dinâmica relação entre o homem e o cosmo; um símbolo do equilíbrio e integração dos diferentes níveis e aspectos de nosso ser. De fato, a mandala nada mais é do que um campo de forças, no qual as formas, a estrutura numérica e as cores usadas possuem simbologias e poderes vibracionais atuantes.

Todas as mandalas possuem os mesmos elementos em sua composição: a forma circular, o ponto central e a repetição ou simetria das formas que constituem o desenho. Além da estrutura geométrica que divide o espaço em porções iguais.


Inicialmente criadas em giz e com origem na Índia, as mandalas são um espaço sagrado de meditação e por isso são consideradas importantíssimas para a preparação de iniciadores ao Budismo, de forma a prepará-los para o estudo do significado da iluminação ou autoconhecimento.

Construir uma mandala é um processo bastante lento, onde a arte transforma-se num ritual de emanação de energias.


ATIVIDADE 7º e 8º ANOS:
Após estudo anterior sobre o conceito de simetria e assimetria na Arte, descobrimos que a Mandala se caracteriza como um exemplo de arte simétrica. E a partir desta reflexão, utilizando lápis de cor e canetinha. os alunos confeccioanram mandalas bastante criativas e coloridas.













7 comentários:

  1. ta faltando o meu ai,hein professora

    ResponderExcluir
  2. ficaram todos lindos o meuu vai estar aqui quando terminar

    ResponderExcluir
  3. professora fala a nota da mangala pra gente
    quata-feira

    ResponderExcluir
  4. a manhã e meu aniversario se eu precisar de pontos asenhora completa rsrsrsrsrs kkkkkk rsrsrsrsrs kkkkkkkk rsrsrsrsrsrs kkkkk ... etc

    ResponderExcluir
  5. gostei,vou trabalhar com meus alunos esse ano com o tema

    ResponderExcluir